Destaques

Como conservar seus livros

Após essas conturbadas semanas de fim de semestre, consegui um tempinho para o blog. Vou aproveitar as férias para trazer todas as novidades do Litera Cult, por enquanto vou dar algumas dicas para vocês de como conservar seus livros, eu vi um post com dicas úteis no blog Art Educando da blogueira e professora Elisa Kerr, e com pequenas ações estou cuidando melhor dos meus preciosos, por isso resolvi compartilhar essas dicas com vocês.

Como conservar seus livros

Lema: “Conservar para não Restaurar

  • Como você guarda seus livros na estante?
Um dos primeiros cuidados que você deve ter com os seus livros é a forma como os coloca na estante, ele deve ficar em pé formando um ângulo reto com a prateleira e encostado no próximo livro. Ao enfileirá-los evite atrito entre eles. Deixe-os de forma que deslize suavemente ao tirá-los da estante, pois assim não será necessário segurá-los com força pela lombada. Um outro cuidado ao guardá-los na estante é evitar que um tombe sobre o outro.

  • Escolha um local apropriado na estante.
A escolha do local na estante para os seus livros é fundamental, por exemplo: a excessiva exposição a luz pode desbotar a capa e a umidade deforma tanto a capa quanto o miolo. Então evite!

  • Xô sujeira!
Parece clichê dizer isso, mas a higiene é muito importante para que um livro dure décadas e décadas. A poeira é muito prejudicial para os livros, por isso mantenha seus amados longe do pó e para fazer isso não use pano úmido ou qualquer tipo de material de limpeza. A melhor forma de limpar sua estante e seus livros é com uma flanela seca.
Mantenha suas mãos sempre limpas. Não coma ou beba nada próximo aos livros, isso evita acidentes.

  • Respeite os limites do seu livro
Respeite a abertura natural do livro, nada de forçar uma abertura de 180 graus, isso faz com que a lombada se danifique, seja delicado com seus livros.

  • Cuidado ao transportá-los
Se você for levar seu livro a vários lugares, como ao trabalho por exemplo, os cuidados devem ser dobrados, o suor das mãos danifica a encadernação do livro, por esse motivo leve seus livros em uma pasta. Se eles ficam em sua mesa de trabalho, faça uma capinha de collor set (tem um passo a passo de como fazer uma capa de collor set no blog, se quiser conferir clique aqui). Fazendo a capa elimina-se o hábito de encapá-los com fitas adesivas e papel de presente - verdadeiros vilões dos livros! Existem livros que são vendidos com capas de proteção, nesse caso não jogue elas fora.

  • Fitas adesivas? Nãoooo!
Colocar fitas adesivas na lombada é um grande erro e encapar o livro com papel contact é outro bem pior. No primeiro caso a lombada e o fundo do livro são danificados, no segundo caso perde-se toda a capa e a lombada. Esses danos são irreversíveis!

  • Papéis, marcadores, cartas, folhinhas, pétalas secas... seus livros não precisam disso.
Eu tinha esse péssimo costume de deixar papéis, folhinhas e marcadores nos meus livros, ainda bem que parei com esse costume e meus livros estão agradecidos!
Quaisquer objetos, sejam orgânicos ou não, deixam marcas nos livros que com o tempo vai passando para as outras páginas, o que pode causar danos como: páginas quebradiças e manchas amarelas.
Deixe seus livros sem qualquer objeto dentro.

  • Não pratique hábitos feios...
Não vire a página do seu livro molhando o dedo na língua, eu sei que existem pessoas que fazem isso, se você faz: Pare!  Isso pode atrair insetos e roedores, pois deixam vestígios de alimentos nos livros.

  • Mantenha-os longe dos peraltas!
Eu falo isso por experiência própria! Meu cachorrinho comeu meu livro :( que dó, que dó... E a culpa foi de quem? Minha!!! Os pequenos e os nossos bichinhos gostam de pegar as coisas e roer, rasgar, rabiscar, jogar no chão e etc...

Praticando essas pequenas ações seus livros irão durar muitos anos e passarão de geração em geração, para seus filhos e seus netos.

6 comentários:

  1. Adorei as dicas :)

    Beijos

    http://nuvensdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vitória! Espero que elas sejam úteis :)

      bjos

      Excluir
  2. Adorei as dicas, Fran! Ms sério que o seu cachorro comeu o seu livro? Menina, eu ia ter um ataque! Sou incapaz de fazer qualquer maldade com um animal, então acho que eu ia sair na rua com o cachorro mendigando até chegar ao preço do livro destruído rs Aqui em casa, a grande vilã da minha estante é a poeira! Dá próxima vez, investirei numa estante com portas de vidro! :)
    Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei louca, não sabia se chorava ou gritava e o meu "capetinha" olhava pra mim com cara de "vem brincar comigo também" kkkk, eu peguei o que restava do livro e saí, porque a culpa foi minha eles não tem noção das coisas... ficou a lição de deixá-lo bem longe dos meus livros!
      A estante de vidro é uma ótima solução para a poeira :)

      bjs

      Excluir
  3. Adorei as dicas.
    Eu tenho um problema sério com o transporte de livros, vou dar uma olhada nessa dica da capinha.
    Tenho diversas folhas marcadoras no livro também. Vou da uma ajustadinha pra não danifica-los.
    Abraços.

    leiaeimagine2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capinhas ajudam muito na conservação. Alguns livros vem com elas, mas outros infelizmente não, então vale a pena fazer algumas para não correr o risco de danificar nossos amados.
      Eu tento manter todos os cuidados com os meus livros, mas sempre preciso ajustar algumas coisas também.

      Abraços ^^

      Excluir

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.