Destaques

Porre Literário

Bom dia!
Eu sempre procuro conhecer um pouco mais do universo literário, por isso além de ler livros eu assisto diversos vídeos sobre palestras, debates, novidades, e etc...
Por esse motivo decidi compartilhar semanalmente com vocês os vídeos que me mostraram um pouco mais esse universo. Espero que gostem...





Porre Literário - Distopias
O primeiro vídeo que apresento para vocês é um debate na FNAC paulista, com a mestre em ciências humanas Wildney Feres Contrera e o editor do departamento digital da Globo Livros, Erick Santos cardoso.
Eles falam sobre distopias e destacam os livros "Admirável mundo Novo", de Aldous Huxley, "Fahrenheit 451", de Ray Bradbury, "Battle Royale", de Koushun Takami e "1984", de George Orwell.

Apesar da qualidade visual ser contestável, o conteúdo compensa. Eles fazem uma comparação entre os livros "Admirável Mundo Novo",  "Fahrenheit 451", "Battle Royale" e "1984". No primeiro livro as pessoas são dominadas pela tecnologia e consumismo, não tem vínculos familiares e são completamente condicionadas pelo governo. Como exemplo eles citam a música "Admirável Chip Novo", da Pitty: "Pense, fale, compre, beba, leia, vote, não se esqueça. Use, seja, ouça, diga, tenha, more, gaste, viva."
Em contrapartida "1984" trata de questões políticas, o autor se preocupa mais com a dominação do governo, do que com a dominação da tecnologia.
Não vou comentar mais sobre o vídeo, mas assistam, pois as questões apontadas nele deixa um pouco mais claro o que cada autor quis dizer nas entrelinhas da sua obra.





6 comentários:

  1. Fran! Primeiro: Aeee, layout novo! <3
    Adoro distopias, e as citadas são as melhores e mais conhecidas, são distopias mesmo, sabe? Essas novas distopias que estão surgindo, eu não considero muito como distopia não xD Vou assistir ao vídeo porque fiquei bastante interessada! Obrigada por compartilhar!
    Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tici,
      Eu resolvi dar um up no blog. Sou péssima com layout, mas faço minhas macumbas rs
      Ah eu também amo distopias, nem dá pra perceber né? rs falo tanto delas aqui no blog que está enjoando, mas eu sou teimosa! :p

      O vídeo é muito bom, o tema foi discutido de forma descontraída sem um peso acadêmico.
      Obrigada pela visita, bjs *-*

      Excluir
  2. Esses debates são sempre tão bacanas! Adorei a indicação desse que fala sobre distopias, pois é um gênero que está em alta no mercado e acredito que ainda vão surgir muitos títulos dentro deles.
    1984 é um dos livros mais geniais que tive o prazer de ler, então só de saber que é falado sobre ele, me deu vontade de ver o vídeo.
    Obrigada pelo compartilhamento.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura, que bom que você gostou, o vídeo é ótimo mesmo. E não é um debate chato, pelo contrário é bem descontraído.
      bjs

      Excluir
  3. Gostei do novo layout do blog, primeiramente. Ficou bem mais clean.
    Quanto ao vídeo, vou assistir, certamente. Adoro ficção, amo distopias e o vídeo aborda exatamente isso.
    Adorei a postagem.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu testei vários e esse me conquistou, agora ele vai ficar por aqui um bom tempo, fico feliz por você ter gostado *-*
      Esse vídeo é bem legal e descontraído, eu curti bastante!
      bjs

      Excluir

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.