Destaques

Resenha A cidade do Sol, KHALED HOSSEINI


"De todas as dificuldades que uma pessoa tem que enfrentar, a mais sofrida é, sem dúvida, o simples ato de esperar."

Sobre o Livro
A cidade do sol é o livro do afegão Khaled Hosseini, mesmo autor de O Caçador de Pipas, publicado pela editora Nova fronteira.
A história se passa no Afeganistão dos anos cinquenta ao início do século vinte e um, nas cidades de Herat e Cabul.
O autor começa contando a trajetória de Mariam, uma órfã que é dada em casamento para Rashid, um sapateiro trinta anos mais velho. Suas perspectivas de futuro é servir seu marido e dar-lhe filhos.
Posteriormente Hosseini começa a contar a trajetória de Laila, uma jovem de quatorze anos e vinte anos mais nova que Mariam. Ela mora com seu pai, na mesma rua do casal Rashid e Mariam, um professor liberal. Suas perspectivas de futuro não englobam casamento e filhos. Em meio a guerra, e por causa dela, a vida das duas mulheres se cruzam.
A narrativa engloba os desafios gerados pela guerra no país e a desigualdade de gênero nessa época.

Minhas Impressões
Quando ganhei esse livro, confesso que não me interessei pela capa, mas como toda leitora lhe dei uma chance. No início da narrativa, eu me deparei com a hostilidade enfrentada por uma mulher afegã, órfã e pobre. O autor evidencia a desigualdade de gênero no país, que beira o extremo.
Na segunda parte do livro, eu me encantei pela Laila, e logo percebi a diferença entre as duas personagens, esta possuía mais liberdade pois estudava e vivia como uma típica adolescente.
De uma forma peculiar o autor entrelaça a história dessas mulheres, que juntas enfrentam os desafios de uma terra devastada pela guerra e inundada de preconceitos. Ele me levou a enxergar o lado mais podre e injusto desse período.
A história é empolgante, porém a qualidade literária é mediana. Se eu fosse descrever esse livro em uma palavra seria: Interessante!
Para quem gosta de histórias surpreendentes e dramáticas, essa é uma que eu recomendaria.

Título: A Cidade o Sol | Autor: KHALED HOSSEINI | Gênero: Drama | Editora: Nova Fronteira | ISBN: 9788520920107 | Ano: 2007 | Número de páginas: 368

2 comentários:

  1. O tema do livro parece bem interessante, está há séculos na minha lista de "livros para serem lidos", mas sempre acabo passando um na frente... Quem sabe dessa vez vai haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu indico ele, pode ler que não vai se arrepender! Eu também fiz isso no começo, ganhei de uma amiga e fiquei enrolando para ler, mas quando comecei não me arrependi =D

      Excluir

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.