Destaques

Resenha a Menina que Roubava Livros, MARCUS ZUSAK


“Como a maioria dos sofrimentos, esse começou com uma aparente felicidade.”

Sobre o Livro
Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.

Minhas Impressões
A menina que roubava livros é do autor Marcus Zusak, lançado em 2008 pela editora Intrínseca. A história é narrada pela morte e se passa na Alemanha nazista, ela conta a trajetória de Liesel Meminger, uma garota que perde seu irmão caçula e é separada da mãe por esta ser comunista. Liesel recebe um novo lar, onde é criada por Hans e Rosa Hubermann.
No enterro de seu irmão, ela rouba um livro que o coveiro deixa cair e assim começa seu fascínio por livros, mesmo sem saber ler.
Com a ajuda de Hans, seu pai de criação, ela começa a ler o livro do coveiro e mais tarde começa a furtá-los da casa do prefeito.
Liesel forma uma grande amizade com o seu vizinho Rudy e vive diversas aventuras uma delas, roubar livros.
Li esse livro logo após seu lançamento, e reli mais umas cem vezes! Depois que lançaram o filme fiquei tentada a fazer essa resenha, porém sempre adiava, pois não achava palavras para descrevê-lo. Depois de tantas firulas, resolvi expressar o meu amor.
Eu ri, chorei e fiquei ansiosa junto com a Liesel, torci por seu lindo romance com Rudy, me imaginei na rua Himmel e até criei uma simpatia pela morte! Afinal, assim como ela os seres humanos me assombram.

Não pretendo fazer um spoiler da história, porque vocês PRECISAM ler esse livro e descobrirem por si o desenrolar dessa trama maravilhosa.
Termino essa resenha, que demorei dias para me atrever a escrever, fazendo minhas as palavras da dona Morte odiei as palavras e as amei, e espero tê-las usado direito.

Livro: A Menina Que Roubava Livros | Editora: Intrínseca | Autor: MARCUS ZUSAK | ISBN: 9788598078175 | Número de páginas: 480
CLASSIFICAÇÃO: 9/10

6 comentários:

  1. Sempre tive vontade de ler esse livro e pelo que eu vi na sua resenha parece ser um livro otimo bem emocionante
    otimo blog, sucesso ;)

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel!
      Eu gosto muito desse livro, já li diversas vezes e pretendo ler novamente! hehe
      Obrigada pela visita =D

      Bjos

      Excluir
  2. Estou muito curiosa pra ler esse livro. Acabei vendo o filme primeiro e me apaixonei pela história, então espero que a narrativa consiga me prender.
    Amei a resenha, Fran.
    Beijos,
    www.asleiturasdedeni.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deni, o livro é muito bom e o filme não deixou a desejar.
      Acredito que você vai gostar do livro =D
      Beijos ^^

      Excluir
  3. Eu realmente preciso ler esse livro, não consigo contar nos dedos quantas pessoas já me indicaram ou elogiaram ele, aparenta ser maravilhoso e pela sua resenha realmente é. Beijos!!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, eu tenho um carinho especial por esse livro.
      Você assistiu o filme? Também é muito bom.
      Beijos ^^

      Excluir

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.