Destaques

Livro X Filme

Bom dia leitores!

Hoje vou falar sobre um assunto muito discutido no meio literário: As adaptações cinematográficas.
Geralmente elas decepcionam, mas sabemos que é praticamente impossível fazer uma adaptação fiel ao livro, uma vez que um longa metragem tem cerca de duas horas. Os diretores priorizam algumas cenas que são cruciais para a história, sendo assim muitas cenas são cortadas.
Eu entendo quando algumas cenas são cortadas ao fazer uma adaptação de um livro para o cinema, o que não dá para aceitar é a mudança, algumas obras são tão modificadas que muda todo o sentido da história, nesses casos eu fico com muita raiva, quem não fica?

Quem leu Percy Jackson e depois assistiu o filme sabe do que eu estou falando, as mudanças nessa adaptação foram drásticas, é mais claro que o sol que os diretores e roteiristas cometeram um crime.
Apesar da péssima adaptação, o filme é ótimo para quem não leu o livro.

Uma boa adaptação recente foi Divergente, é claro que algumas cenas foram cortadas, mas não modificaram o sentido da história e isso é louvável. Acredito que nesse filme os roteiristas e diretores leram o livro!

Diferentemente da maioria dos casos, há quem diga que algumas adaptações são melhores que seus originais, eu desconfio.
Segundo alguns amigos e alguns críticos a obra O Curioso Caso de benjamim Button é um exemplo: Não há semelhanças entre as duas obras e segundo críticos o filme é infinitamente melhor.
O mesmo ocorre com Amor Além da Vida, segundo amigos o livro se perde e foca no meio religioso e fazendo isso não possui os traços artísticos do filme, outra modificação é a profissão da esposa do protagonista, no livro ela não é pintora e esse detalhe enrique os efeitos visuais e artísticos do filme.
Eu não li essas duas obras, mas assisti os filmes. Os filmes são ótimos principalmente O misterioso Caso de Benjamim Button, esse filme é um dos meus favoritos.
Uma adaptação diferente é O Diabo Veste Prada, eu li o livro e assisti o filme. Eles são diferentes, mas o livro é melhor, ainda assim eu gosto do filme e vejo ambos como obras completamente distintas, na minha opinião são tão diferentes quanto Para Sempre Cinderela e Deu a louca na Cinderela.

Espero que o futuro nos reserve ótimas adaptações, nós leitores agradecemos.




10 comentários:

  1. Olá,
    Gostei muito da postagem. Acho que a adaptação de A Menina que Roubava Livros foi muito boa também.
    Já a adaptação de PJO, acho que nem deveriam considerar uma adaptação, já que o filme só tem, praticamente, o nome e os mesmos personagens, eu detestei essa adaptação.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      Bem lembrado, a adaptação de "A Menina que Roubava Livros" foi muito boa, eu não esperava, pois já me decepcionei muito com adaptações.
      Beijos ^^

      Excluir
  2. Amei a postagem, achei que acede ficou bem parecido com o livro também. Beijos
    http://estantedorefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      Ainda não tive a oportunidade de ler ou assistir esse livro, mas vou procurar =D
      Beijos

      Excluir
  3. Concordo com você em relação à Percy Jackson, vontade de mandar a coleção de livros para o estúdio de gravação para ver se eles fazem as coisas certas, realmente foi um crime o que fizeram, quanto mais eu assistia, com mais raiva ficava! kkkkk
    Já Divergente apesar de ter faltado algumas partes, acho impossível colocar tudo no filme, que aliás já foi bem longo! Esse eu adorei e espero que Insurgente seja tão bom quanto!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia, eu gostei muito de Divergente e espero que Insurgente seja tão bom quanto ele, acredito que vai ser *-*
      Beijos

      Excluir
  4. OI!
    Geralmente prefiro o livro: é mais completo, nos prende mais, mais profundo...
    Mas, atualmente existem adaptações bem legais, como você lembrou do Divergente!
    E outros... acho que as adaptações estão melhorando... :)
    Mas que já estragaram muitos livros por aí em filmes, isso é verdade...rs
    BJs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, eu estou mais esperançosa quanto adaptações. Antes eu evitava assistir, porque eram horríveis! Espero que continuem a surgir boas adaptações, eu amo os livros e é legal ver nossos amados personagens ganharem vida =D

      Excluir
  5. Fran desculpa mas nem prefiro comentar sobre a adaptação de Percy Jackson. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitoria, essa adaptação nem é uma adaptação de verdade kkkkk
      Bjs *-*

      Excluir

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.