Destaques

Playlist Literária | 10 Músicas brasileiras inspiradas em livros


Olá terráqueos! É a terceira vez que eu faço uma playlist literária, quem diria!
Pois é, eu pretendia fazer apenas uma na coluna "Na Minha Estante", mas encontrei tanta coisa boa que resolvi fazer uma segunda playlist com músicas totalmente "brazucas", maaaas algumas pessoas comentaram que a minha listinha de músicas brasileiras inspiradas em livros estava pequena, e me falaram de outras músicas lindas inspiradas em nossos preciosos, então, eu que sou uma garota "fuceira", fui atrás de mais músicas nacionais que homenageiam histórias e mais histórias... resultado? Dobrei o número de músicas na minha playlist! Aeeeeee \o/

Sem mais delongas...

Vocês pediram, vocês terão! É só dar play e boas leituras, músicas, leituras, músi... enfim: Toca ae!

1. É de Borges ou não? Há uma confusão quanto ao verdadeiro autor do poema Instantes, antes de falar de uma música inspirada nesse poema vou deixar a minha pequena contribuição para o mundo: O POEMA INSTANTES NÃO É DE BORGES! É DE NADINE STAIR.

Esclarecido o fato, vamos à música.
Epitáfio... como eu amo essa música! E o fato de ela ter sido inspirada em um poema faz com que a minha admiração só aumente.
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer ♩ ♪ ♫


2. Hoje eu sou Gabriela, iê... Não! Eu não vou falar da música da Gal Costa, apesar de gostar da cantora eu não podia deixar de falar do meu amado Djavan, por isso a música que eu escolhi que homenageia a obra de Jorge Amado é Alegre Menina.
"O que fizeste, sultão, de minha alegre menina?
Só desejava campina, colher as flores do mato
Só desejava um espelho de vidro prá se mirar
Só desejava do sol calor para bem viver ♩ ♪ ♫


3. Quem foi ao cinema? Eu não... (carinha triste)
Eu não fui, mas trouxe uma música que foi inspirada no nosso pequenino, e é claro que estou falando da música Busca Vida do Paralamas do Sucesso.
Eu tenho um carinho especial por essa banda, no primeiro post falei da música Lanterna dos Afogados, e olha eles aqui de novo.

Vou sair pra ver o céu
Vou me perder entre as estrelas
Ver de onde nasce o sol ♩ ♪ ♫




4. Lá vem clássico...
Essa música foi indicada por uma leitora no post anterior, e como eu disse antes: Vocês pediram, vocês terão!
Eu gosto da Marisa Monte, vivo cantando no chuveiro "Depois, de varar madrugadas...", aí eu me perguntei: Como eu fui esquecer da Marisa no outro post? Mas é como dizem: Antes tarde do que mais tarde. Curtam essa canção inspirada na obra de Eça de Queiroz.

"...tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo condizia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações ♩ ♪ ♫"




5. Agô pra babá, agô pra babá...
Dale Capitães da Areia! E novamente temos Jorge Amado, dessa vez a música inspirada em mais uma obra do autor é da Fafá de Belém, eu acho ela linda, apesar de gostar mais de "ago pra babá, agô pra babá, lanunlare selamafun, lanunlare funagô..."




6. Toca Raul!!!
Atendendo a inúmeros pedidos de boteco eu trago para vocês a música Um Messias Indeciso que foi inspirada na obra de Richard Bach. É só dar play!

Certa vez houve um homem, 
comum como um homem qualquer,
jogou pelada descalço, 
cresceu e formou-se em ter fé 
♩ ♪ ♫


7. Eu Caçador de Mim ♩ ♪ ♫
Da série "coisas que ninguém quer saber": No mês passado eu fui em um festival de Inverno e lá encontrei um senhor em uma loja de vinil que falou do Clube da Esquina durante uns 10 minutos, eu já conhecia o Milton Nascimento, mas fiquei muito encantada com tanta admiração por um cantor, e não é para menos, o cara é f***!

E provando esse fato, a música Caçador de Mim é inspirada em nada mais nada menos que O Apanhador no Campo de Centeio.
Não é pra qualquer um...

Nada a temer
Senão o correr da luta
Nada a fazer
Senão esquecer o medo
Abrir o peito à força
Numa procura
Fugir às armadilhas da mata escura 
♩ ♪ ♫


8. Pense, fale, compre, beba, leia, vote...
Na minha nem tão distante adolescência, gritei muito esse refrão (eu me sentia enfrentando o sistema), até então eu não conhecia o fantástico livro Admirável Mundo Novo do Aldous Huxley.
É claro que tempos depois eu soube que a a música foi inspirada nesse livro, então eu não poderia deixar de citá-la.

E já que estou falando de um dos meus livros favoritos vou mandar um Zé Ramalho pra fechar com chave de ouro (admirável mundo novo e admirável gado novo são os melhores <3).

Dois em um: Admirável Chip Novo da Pitty e Admirável Gado Novo do Zé.






42 comentários:

  1. Muito bacana a lista. Faltou "Dom Quixote" do Engenheiros do Hawaii, referência ao livro homônimo do Cervantes :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei da lista. Citaria também A revolta dos dândis, do Engenheiros, que contém elementos do clássico O estrangeiro, de Camus. Também a música ninguém=ninguém, que cita Vidas Secas e A revolução dos bichos, mas de forma mais sutil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cinthia!O mais legal de fazer essas listas é que eu sempre acabo conhecendo músicas novas inspiradas em livros :)
      Obrigada pelas dicas!!!! Vou conferir.Abs

      Excluir
  3. Ola
    Adoro músicas e acho otimo quando estão ligadas também ao meio literário.
    Quantas curiosidades em um post só, realmente adorei poder conferir e ainda ter a oportunidade de ouvi-las.. muitas eu nem conhecia.. indicações maravilhosas e muito especiais.
    Beijos, Fe
    Www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Acho simplesmente incríveis essas músicas inspiradas em obras literárias, mesclam meu amor por livros e música hahahaha É impressionante como cantores célebres veem inspiração nessas obras escritas, passando essas ideias para a melodia. Adoro isso. Gostei muito da sua lista. Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Nossa que post lindo, nunca havia pensando nessa ideia das músicas baseadas em livros, realmente é excelente e muito bom saber disso. Adoro a Marisa Monte também e sempre canto essa música no chuveiro haha. Muito bom o post, fiquei super encantada.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Achei a postagem bem interessante, música é sempre bom, com livros fica melhor.
    Gostei das musicas citadas, mas Admirável Chip Novo é um hino, eu também cantava a plenos pulmões rs
    Gostei muito.

    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que post inspirador! Eu não costumo ouvir músicas, atualmente as músicas estão verdadeiras porcarias e não gosto. Mas eu adorei essa playlist, são músicas que valem a pena serem ouvidas e são inspiradas em ótimos livros. Eu conhecia algumas mas outras foram surpresas.

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia nenhuma das musicas mas sim alguns dos livros! :) Realmente, entre a arte há muita inspiração... e inspiração transversal! :)

    Bem, o Jorge Amado da muita inspiração a novas musicas parece! :) ahahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Olá amore,
    Nossa que delícia ler posts diferentes que nem o seu... já amando só por ver o Pequeno Príncipe por aqui!!!
    E Jorge Amado... ai que lindeza... Lanterna dos Afogados é uma música que sempreee ameiiii!!!
    Parabéns o post está um arraso!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ooi!
    Aí que post mais amor. A única música que eu sabia que tinha como base parte literária era Epitáfio. As outras eu não tinha ideia, apesar de conhecer as músicas! Adorei de conhecer as inspirações e vou anotar para ouvi-las com mais frequência e 'com outros olhos'...
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Que legal esse post. Você acredita que gosto da maioria dessas músicas porém não fazia ideia que elas foram inspiradas em livros? Nossa fiquei muito feliz de adquirir esse conhecimento principalmente com a música do Paralamas inspirada no pequeno príncipe. Muito amor gente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Algumas inspirações eu até conhecia como as músicas da Pitty e do Zé, titãs. Mas algumas me surpreenderam bastante e adorei saber.
    Sua postagem me deixou bem feliz e achei bem inovadora.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    Adorei o poste, não sabia de nenhuma dessas influências ai. Amos a musica Epitáfio.
    Para não dizer que eu não sabia de nenhum, a de Pitty eu sabia. Mas a do Zé não. rsrsrs
    A do Milton e da Fafá foram as que mais me surpreenderam.
    Acho que deve ter muitas outras inspirações por ai e a gente aqui sem fazer ideia.
    Parabéns pela lista.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  14. Ei simplesmente achei seu post fantástico!!!!!!! Eu não tinha ideia que tinha músicas inspiradas nesses livros. Parabéns pela ideia sensacional. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Nossa, que post bacana! Gostei muito do tema que você escolheu, misturar livro com música é uma maravilha e só da coisa boa. Já conhecia todas as músicas mas não sabia que elas foram inspiradas em livros, e ótimos livros por sinal. Isso me faz olhar essas músicas com novos olhos (ou seria ouvir com novos ouvidos haha?) e procurar traços dos livros em cada uma delas.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Simplesmente adorei esse post viu! Adoro quando relacionam músicas e livros, sendo nacionais melhor ainda! Adorei saber que caçador de mim foi inspirada em um livro, sou apaixonada por essa música! Outra que não sabia que era inspirada em livro e que adoro também é a música da Pitty, admirável chip novo. Enfim! Estou aqui ouvindo as músicas e tentando relacionar com os livros que já li rs Amei a postagem!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá =) Achei bem cabana você ter criando uma listinha musical com livros. Adoro música e livro, porém não gosto de misturar os dois. Beijos'

    ResponderExcluir
  18. Oi!

    Que legal esse post! Eu amei mesmo. Me lembro que ouvia tanto Titãs na minha pré adolescencia HAHAHHA música e literatura formam uma mistura tão incrível né? Eu vou ouvir algumas das músicas que você citou por aqui!

    beijos =)

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Adorei o post! Só conhecia Epitáfio, não conhecia o poema "Instantes", mas gostei de saber sobre os esclarecimentos hahah.

    Beijos!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  20. Epitáfio é com certeza uma das minhas preferidas, nem sabia que tinha sido inspirada em um poema!! Busca vida.e pequeno príncipe? Não tinha pensado nesta combinação. Aliás, gostei das combinações que você fez.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi, Francine

    Muito legal sua postagem. Com exceção de Amor I Love You, não sabia da ligação das outras músicas com as respectivas obras. Vivendo e aprendendo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Epitáfio, Amor I LOVE YOU e Eu Caçador de mim, amo essas três das que você citou! Não fazia ideia alguma de que foram inspiradas em obras literárias... Amei saber, e amei ouví-las novamente, fazia tempo!!! Obrigada!

    ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | Amantes de Jane Austen no FB

    ResponderExcluir
  23. Nossa eu sempre adorei essa música da Pitty! Agora que fiquei sabendo que a musica foi inspirada no livro Admirável Mundo Novo fiquei com mais vontade ainda de ler ele!
    Adorei a ideia do post! Tá aí a prova de que livros constroem ideias!
    Beijos.
    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oieee,tudo bem??? Achei o máximo essa playlist baseada em obras literárias <3 fiquei pensando aqui em uma música pra te indicar e lembrei de deslizes do fagner que é um poema da Cecília Meireles, mas não é bem um livro né? :/ kkkk minha contribuição fica para a próxima! Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oiee
    Tudo bem?
    Amei a play com os nacionais conheço todas as musicas e adorei esta coluna. Eu não consigo relacionar musicas com livros prefiro quando elas vem com a play pronta e eu só aproveito.
    Amei o post
    BJU
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  26. Olá Francine,
    admito que não sou muito fã de posts de playlist, afinal não sou muito ligada em música. Entretanto é incrível como encontrei algumas das minhas músicas favoritas como: Admirável Chip Novo, Epitáfio e Caçador de Mim, fora os cantores, sou super fã de Djavan e Paralamas.
    Vc me conquistou, apesar de só ter lido Capitães da Areia e ter abandonado O Pequeno Príncipe quando criança.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Uau eu não fazia ideia que essas músicas foram baseadas em obras literárias, gostei bastante, algumas eu não conhecia ainda e fiquei bem feliz de ouvir agora. Adorei!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  28. E aí, muito bom o POST. Tem a "o inferno são os outros" do Detonautas. Sobre a obra de mesmo título do sartre

    ResponderExcluir

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.