Destaques

Teorias Game of Thrones | Como Jon Snow vai se tornar Aegon Targaryen nos livros?


Depois do livro A dança dos dragões muito se falou da possível morte de Jon Snow, diversas teorias pipocaram até que a série televisiva ultrapassou os livros e trouxe Snow de volta a vida. Quem acompanha a série sabe que a última temporada revelou muitos segredos escondidos, inclusive a origem do Jon Snow, que agora sabemos ser Aegon Targaryen, filho legítimo de Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen. Enquanto muitos fãs vibraram com a verdadeira identidade de Snow, outros odiaram a forma como a legitimidade do personagem foi explicada. Os fãs que criticaram tem certa razão, uma vez que a explicação ficou um tanto quanto obscura levando em consideração as leis que regem o universo criado pelo Martin, porém a série ainda não terminou e muitas coisas serão esclarecidas na última temporada.

Alguns fãs defendem que o livro será totalmente diferente da adaptação e que o Jon Snow irá morrer e ponto final. Eu, acredito que os roteiristas da série não iriam fugir totalmente do desfecho da obra original, mas por se tratar de uma adaptação são necessários alguns cortes e releitura da obra para que a adaptação seja viável. Um exemplo disso é a pouca visibilidade que Dorne recebe na série em comparação aos livros, fica claro nesse caso a diminuição de núcleos e consequentemente de gastos.
Partindo desse pensamento, muitos dizem que o Jovem Griff, suposto Targaryen vivo nos livros, foi cortado da série por não ser relevante na trama, pois por qual outro motivo a série cortaria um personagem tão importante na disputa do trono de ferro? Uma vez que provada sua legitimidade ele teria uma pretensão maior que a da Daenerys.
Matutando sobre o assunto e esmiuçando os acontecimentos e possíveis pistas deixadas pelo Martin eu criei uma teoria que pode explicar o papel do jovem Griff nos livros e o motivo do Jon ter se tornado, assim, de repente, Aegon Targaryen na série.

Primeiramente, eu não acho que o Martin colocaria dois Aegons vivos nos livros disputando o trono de ferro (Snow e Jovem Griff) com reivindicações iguais, pois seria totalmente desnecessário. É possível que o Martin faça isso? É! Porém acho que, além de ter personagens com papeis muito parecidos na guerra, criaria um "bug" na cabeça dos cidadãos de Westeros. Por esse motivo desconfio que a série "fundiu" os personagens e criou um atalho para um mesmo fim sem precisar apresentar um novo núcleo. Jon Snow se tornar Aegon Targaryen é um fim, mas a série pode ter optado por um meio diferente.

Se formos analisar os sonhos do Bran, que em sua maior parte se trata de profecias, temos uma pista que pode ser a morte física do Jon:
"Finalmente olhou para o norte. Viu a Muralha brilhar como cristal azul, e o irmão bastardo Jon dormir sozinho numa cama fria, com a pele ficando branca e dura à medida que a memória de todo o calor ia escapando dele." ~ A guerra dos tronos
Ainda falando de supostas pistas, no último livro, A dança dos drações, o prólogo foi dedicado a contar a trajetória de um troca peles e, consequentemente, explicar detalhadamente como funciona o fenômeno. Além disso, nesse mesmo prólogo o Jon é citado como um troca peles, até então a trama explorava o dom do Bran. Com o decorrer da história temos a Melidandre vislumbrando o Jon nas chamas.
"Soube o que Jon era no momento em que viu o magnífico lobo branco gigante espreitando ao lado do rapaz. Um troca peles sempre pode sentir outro. Mance deveria ter me deixado tomar o lobo gigante. Teria sido uma segunda vida digna de um rei. Ele teria feito, não tinha dúvidas. O dom era forte em Snow, mas o jovem era ignorante, ainda lutava contra sua natureza, quando deveria glorificá-la."
"As chamas crepitavam suavemente, e em seu crepitar ela ouvia uma voz sussurrando o nome de Jon Snow. Seu rosto comprido flutuou diante dela, delineando em chamas vermelhas e laranjas, aparecendo e desaparecendo novamente, meio escondido atrás de uma cortina esvoaçante. Primeiro ele era um homem, depois um lobo, no fim um homem novamente." ~ A dança dos dragões

Ao meu ver, a personagem vislumbra a morte do corpo físico do Jon, sua fuga para o Fantasma e finalmente ele encontrando outro corpo para se tornar novamente um homem. Levando em conta os últimos acontecimentos da série, as semelhanças dos papéis do Jovem Griff e Jon Snow (ambos Aegons Targaryen) e a inexistência do Jovem Griff na série e a ênfase de apresentar o Jon como troca peles, me fez chegar a conclusão que é provável que o Jon tome o corpo do Jovem Griff e assim se tornar Aegon Targaryen. 
Quanto ao dragão de pantomineiro, se o Jon tomar o corpo do Jovem Griff e este ser de fato Aegon Targaryen, se trataria de um falso dragão, pois na verdade seria o Snow.

E agora a pergunta crucial: Troca peles conseguem tomar um corpo humano? A resposta é talvez. No prólogo de A dança dos dragões, Varamyr tentou tomar o corpo de Cynara, o que pode ser um indício de que seja possível:
— Sai daqui, sai daqui! — ele ouviu a própria boca gritando. O corpo cambaleou, caiu e levantou novamente, as mãos se agitando, as pernas indo pra cá e pra lá, numa dança grotesca, enquanto os espíritos dele e dela lutavam pelo controle. Ela sugou um bocado de ar gelado, e Varamyr sentiu meio segundo de júbilo por provar a força de um corpo jovem, mas os dentes dela trincaram com força e a boca se encheu de sangue. Ela ergueu as mãos até o rosto. Ele tentou baixá-las novamente, mas as mãos não obedeceram, e ela estava agarrando seus olhos. Abominação, ele lembrou, afundando em sangue, dor e loucura. Quando ele tentou gritar, ela cuspiu a língua para fora.
Enfim, por mais louco que possa parecer eu acredito que esse desfecho seja provável. Enquanto os livros não são lançados vou me apegar a essa teoria, pois seria FODA.
E vocês? Possuem alguma teoria a cerca desse universo criado pelo Martin? Conta aí, por mais maluca que seja.

Nenhum comentário

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.