Destaques

Resenha Contos de Fantasmas, Daniel Defoe


Sobre o livro
Contos de Fantasmas é um livro do autor Daniel Defoe. Ele reúne diversas histórias de fantasmas que são divididas e duas partes: Histórias reais e Fictícias.
Na primeira parte Defoe relata ocorrências reais de aparições de fantasmas, pelo menos é isso que ele afirma, utilizando argumentos para a sua veracidade.
Na segunda parte ele cria histórias fictícias e divertidas, mesmo sendo fictícias, as histórias tem um formato de relato.

Minhas Impressões
Esse livro faz parte da Maratona Literária de Outubro, coloquei ele na lista por querer ler histórias tenebrosas durante o mês do horror, para a minha surpresa os contos não são aterrorizantes, mas são bem escritos e prendem a atenção, fazendo dele uma ótima leitura.
Defoe escreveu as histórias em forma de relato e isso fez com que se tornassem muito reais, inclusive ele acreditava piamente nisso na primeira parte do livro.
Dentre os contos, o que mais me agradou foi O fantasma em todos os cômodos, que narra a tentativa de um assalto e a aparição de um fantasma que começa a intrigar os bandidos e posteriormente assustá-los fazendo com que fugissem desesperados.
A narrativa desse conto foi a que mais me prendeu. Pode ser que não seja verídica, mas eu fiquei inclinada a acreditar nesse fenômeno.

No geral, o livro é uma ótima leitura. Daqueles para você apreciar e ler aos poucos, um conto aqui, outro conto lá... Li o livro sem interrupções por conta da maratona, mas se não fosse isso leria com  mais tranquilidade.
Indico a obra para quem gosta de histórias de fantasmas, meio óbvio rs.

Edição: 7,0 | Narrativa: 9,0 | Desenvolvimento: 9,0 | Trama: 9,0

 NOTA: 8,5

Ficha técnica
Livro: Contos de Fantasmas
Autor: Daniel Defoe
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 120

25 comentários:

  1. Oi Francine, recentemente li um livro de contos sobre vampiros, que gostei bastante. Agora, lendo sua resenha desse livro sobre fantasmas, fiquei curiosa para ler também. Agradeço a dica! Abraços

    ResponderExcluir
  2. oie, parece um livro interessante apesar de não surpreendente, gosto de histórias de fantasma mas raramente algum me assusta, que bom saber que os contos te prenderam.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu ao contrário de você rsrs, não conhecia a obra em questão. Mas sou muito fã de e histórias que envolvo fantasma,,mas odeio filmes de terror com os mesmo rsrs. É uma pena que você tenha se decepcionado com o livro, isso sempre me acontece. Enfim,,fiquei bem intrigado com o conto em destaque que você citou. Espero poder ler a obra em breve. Até mais vê
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoel! Então, eu esperava mais suspense e um pouco de terror, infelizmente o livro não proporciona isso. Mesmo assim foi uma boa leitura.
      Espero que você goste da leitura!
      Abs

      Excluir
  4. Olá, não conhecia essa obra, mas vejo uma coisa positiva se formando. Estou vendo muitos livros de contos voltando a ser lidos. Até bem pouco tempo estávamos em uma onda de séries e agora vejo cada vez mais os blogs falando de contos, histórias curtas, mas com um sentido completo.

    Sobre a obra acho que pode ser bem interessante, mas como sou medrosa vou deixar a dica passar. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Então, se você não gosta de histórias de fantasmas recomendo que não leia, mesmo o livro não sendo tenebroso.
      Sobre contos, eu também notei isso. É muito bom, pois temos o costume de ler apenas romances. Eu leio livros de contos, poemas, peças... mas vejo que a grande maioria dos leitores não costumam dar uma chance para esses livros. Que bom que isso está mudando.
      Abs

      Excluir
  5. Eu gosto de contos e de histórias de fantasmas. rs
    E o fato de alguns serem reais me instiga a ler. Dica anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia o livro e mesmo gostando bastante de contos, esse livro não me despertou interesse. Não gosto muito do gênero e você falou tão pouco do livro e dos contos que não deu para ver muito (claro, sem spoiler) sobre eles, mas também, acho que não teria muito o que falar, sei lá. Sei que não me atrai para a leitura, mas é legal saber que para você foi uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran, tudo bem?
    Não gosto muito de livro de terror. Tanto que li um mês passado e foi um grande decepção, mas como esse aparenta ser bem escrito deve ser por isso que é bom.

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem,
    Gosto de livros do gênero e fiquei intrigada com a obra que você citou, parecem serem contos de fantasma muitissimos interessantes para quem gosta do gênero. Sua resenha está bem legal, só senti falta da capa do livro pra poder ter certeza de que livro estamos falando.
    Abraços
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada do autor, mas gostei bastante do plot e de suas impressões. Mas senti falta de fotos do livro. Mesmo quando o pessoal lê pelo kindle ou pelo app, eu gosto de ver as fotos.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Não tenho dúvidas de que é uma boa leitura, mas, como não curto o genero prefiro não ler, pra não me decepcionar... Sim, sou uma medrosa e nunca leio nada de terror.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Pena saber que não são contos muito assustadores, mas acho que ainda assim vale a leitura. Até porque eu adoro contos, e o tema em si me interessou bastante. Gostei desse conto que o fantasma assombra os bandidos, rsrs.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    O que eu mais gostei foi da alternância entre contos ficcionais e reais. Eu gosto bastante de histórias do gênero, com fantasmas e tudo mais e acho que seria uma leitura bem bacana de realizar. Gostei da sua resenha e do livro, anotei a dica por aqui.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  13. Pelo jeito que você falou, não parece ser um livro de contos aterrorizantes mesmo, mas acho que dá pra apreciar bem o suspense desse tipo de história, ainda mais quando a narrativa é boa. De qualquer maneira, vou procurar saber mais e quem sabe não sigo a sua dica?
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei esse conto que você relatou, hahaha
    Queria um fantasma assim em momentos críticos.
    Bom, gostei muito da ideia de ter veracidade com ficção, deixa a leitura mais envolvente e real. Apesar de não ser aterrorizante, adorei a dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Nunca cheguei a ler um livro de contos fantasmagóricos. Mexem comigo e me dão arrepios. E por isso que eu gostei.
    Mas ele dá mt medo? Porque li O vilarejo e fiquei sem dormir por dias!
    Beijos,
    Amanda Melo comentando pelo I Love my books

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Gosto de livros de conto, mas fujo de tudo o que é relacionado com terror rs
    Gostei de conhecer sua opinião e de saber que esse livro não é tão aterrorizante e que foi feito para ler-se aos poucos e apreciar. Livros de conto, em geral, são lidos assim por mim.
    Achei legal os contos serem bem escritos e prenderem o leitor.
    Vou me valer da dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Parece um livro rápido e engraçado talvez.
    Eu tenho umas amigas que se amarram nesse tipo de leitura, acho que vou anotar sua dica e passar para elas. O qu emais me agradou foi a mistura de ficção com aquela pitada de realidade, se é que fantasmas existem... UAUHUAHAUH
    valeu pela dica!
    Bjks

    ResponderExcluir
  18. Olá, fiquei curioso para ler este livro. Adoro contos sobrenaturais e este parece reunir tudo que mais prezo ler. Dica anotadissima!

    ResponderExcluir
  19. Não leio terror, morro de medo, talvez se um dia eu tomar coragem leio essa obra, gostei de saber que não é tão assustador e parece mais um relato, fiquei curiosa e pretendo ler para sair da zona de conforto.

    ResponderExcluir
  20. Menina, acredita que estou com esse livro na estante, aguardando para ser lido, mas ainda não consegui. Mas eu o estou namorando e, muito em breve, farei a leitura, até porque o livro não é muito grosso, pode ser lido nesse período de correrias, sem problemas. Adorei a sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Fico muito feliz em conhecer o livro, ainda mais eu que sou totalmente apaixonada por um bom livro de contos de terror, sou fascinada pelo horror e acredito que essa obra iria me agradar muito. Adorei!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.