8 livros clássicos para ler em 10 dias (ou menos)
Heeeey leitores!!! Há mais ou menos um mês eu assisti um vídeo no canal da Isabella Lubrano intitulado da seguinte maneira: "14 livros clássicos para ler em um dia", eu concordei com a maioria das escolhas dela e achei a ideia muito boa para aqueles leitores que tem um pé atrás com clássicos. Pensando nisso, eu resolvi dar a minha contribuição para a disseminação da leitura dos clássicos, mostrando que eles não são um bicho de sete cabeças e que dá para lê-los rapidinho. Alguns livros da minha lista dá para ler em um dia, outros levam um pouquinho mais de tempo, porém pode ser lido em no máximo dez dias. Os livros desse booklist já possuem resenha aqui no LC, se quiserem conferir é só clicar no título da obra. Também escolhi livros bem legais, a maioria de ficção científica, ou seja, é para entreter mesmo!
Axel está prestes a viver a aventura de sua vida, ainda que a contragosto. Obrigado pelo tio a acompanhá-lo numa expedição ao centro do planeta, o jovem e perspicaz narrador diverte o leitor com seu bem-humorado relato da jornada, angustiado diante das excentricidades do genial professor Lindenbrock e de seu impassível guia. Fruto de meticulosa pesquisa, Viagem ao centro da Terra alia entretenimento a informação. Explorando culturas, cidades e mares, reconstrói a evolução do planeta e prova que nada é impossível quando se tem coragem. Pelo menos, o bastante para encarar uma inversão fascinante e, ao mesmo tempo, terrível bem debaixo de nossos pés: uma aparente semelhança revela o mais profundo estranhamento de nosso próprio mundo, colocando em xeque todo o conhecimento de uma sociedade. Mas é da destruição que surge o prazer da descoberta. A narrativa detalhada, poderosa e ritmada nos desafia a correr à internet para procurar cada lugar, checar cada informação. Até o momento em que o leitor perceberá estar como Verne queria cativado e irremediavelmente curioso, ávido por entender melhor seu mundo e a si próprio.
A Máquina do Tempo é o primeiro romance de H.G. Wells. Depois de vários rascunhos e versões, foi finalmente publicado em 1895. O livro teve sucesso instantâneo no Reino Unido, e sua fama logo se espalhou por outros países. Chamado de "homem de gênio", considerado um pioneiro, Wells abriu caminho não só para seus livros e sua visão de mundo, mas para novas possibilidades temáticas na literatura.
Lançado agora em nova tradução pela Alfaguara, A Máquina do Tempo é o primeiro e mais importante romance moderno sobre viagens no tempo, e um clássico da literatura mundial. Com uma narrativa envolvente, H.G. Wells cria a fabulosa jornada de um cientista inglês a um mundo futuro, desconhecido e perigoso. Acompanhamos suas descobertas, seu deslumbramento e o horror que, aos olhos do viajante, aos poucos se anuncia.
O Guia do Mochileiro das Galáxias é um clássico da literatura de ficção científica. Ele é escrito com o humor ácido do célebre Douglas Adams.
A obra começa contando a história do terráqueo Arthur Dent. Ele está prestes a ser despejado de sua casa, porque ela será demolida para que seja feito um desvio. Arthur tenta uma negociação, mas a resposta que ele recebe é que o prazo para recorrer da decisão já passou e que não importa se ele soube da demolição a pouco tempo.
Enquanto Arthur luta pela casa, seu amigo Ford Prefect, um alienígena, aparece com uma conversa estranha: Ele acredita que não há tempo para bobagens como aquelas e precisa que Arthur o acompanhe para uma bebida.
Para a surpresa de todos, Ford Prefect estava certo, não havia mais tempo para bobagens, já que a terra seria destruída pelos Vogons para dar espaço a uma via interespacial. Representantes da terra tentam interferir, mas o prazo para recorrer da decisão já passou e não importa se os habitantes souberam da destruição naquele momento.
A terra é destruída, mas Arthur Dent consegue carona na nave Vogon graças a ajuda de seu amigo alienígena Ford Prefect.
A partir desse momento os dois começam a viver diversas aventuras com aliens, robôs depressivos e ratos super inteligentes a bordo de uma improvável nave de improbabilidade infinita.
Clube da luta é um livro do autor Chuck Palahniuk que conta a história do... bem não é informado o nome do protagonista. Ele é um cidadão comum, que trabalha, tem seu próprio apartamento e leva uma vida pacata. O protagonista sofre com insônia e encontra num grupo de apoio, para pessoas com câncer, a paz.
Ele só consegue dormir quando frequenta uma reunião desse grupo e logo passa a frequentar diversos grupos de apoio. Em uma dessas sessões ele conhece Marla e após algumas semanas percebe que ela, assim como ele, não possui uma doença terminal. Esse fato, faz com que o protagonista não consiga mais a tranquilidade nas reuniões de grupo de apoio e sente a necessidade de algo novo. É quando ele conhece Tyler Durden, um homem com ideais peculiares.
Essas peculiaridades se intensificam quando ele pede que o protagonista lhe dê um soco o mais forte que puder e assim surge o clube da luta, um local onde você não é você. Você não é o filho, o pai, o amigo, ou o profissional. Você não é sua idade. Você não é seu nome. Você é apenas um homem batendo e socando as frustrações da sua vida com outro homem.
Logo vários clubes da luta começam a surgir e uma espécie de seita começa a tomar forma.
Durante a Segunda Guerra Mundial, um avião cai numa ilha deserta, e seus únicos sobreviventes são um grupo de meninos em idade escolar. Eles descobrem os encantos desse refúgio tropical e, liderados por Ralph, procuram se organizar enquanto esperam um possível resgate. Mas aos poucos — e por seus próprios desígnios — esses garotos aparentemente inocentes transformam a ilha numa visceral disputa pelo poder, e sua selvageria rasga a fina superfície da civilidade, que mantinham como uma lembrança remota da vida em sociedade.
Androides sonham com ovelhas elétricas? é um livro do autor Philip K. Dick e foi adaptado para o cinema com o nome Blade Runner.
A história se passa em um período pós-apocalíptico. Após uma grande guerra a terra ficou árida e foi tomada por uma poeira radioativa, que matou a maioria dos animais, afetou a saúde de vários humanos e fez com que milhares deles colonizassem outros planetas.
Os humanos que aceitaram abandonar a terra foram recompensados com androides escravos, que são humanoides. A semelhança desses androides com os humanos é assustadora e por esse motivo, alguns deles, se passam por seres humanos e retornam à terra. Só existem duas maneiras de identificar um androide: através de um teste de empatia, chamado voigt-kampff e da análise da medula óssea.
Os androides fugitivos são caçados pelas autoridades terrestres e os incumbidos de caçá-los são os caçadores de recompensas.
Rick Deckard, um caçador de recompensas, ganha a vida perseguindo e matando androides humanoides. O maior desejo de consumo de Deckard é um animal orgânico, que é considerado um luxo, pois animais orgânicos são raros. Deckard possui uma ovelha elétrica, mas não se sente infeliz com sua imitação. Ele vê a chance de obter um animal orgânico quando é chamado para caçar seis androides que escaparam da colônia e estão se passando por seres humanos na terra.
Nessa caçada, as convicções de Deckard serão colocadas em xeque.
7. A revolução dos bichos, George Orwell
A revolução dos bichos é uma obra escrita por George Orwell. A história contada por Orwell tem muitas representações da revolução russa. Se formos dar nomes o Major seria o Marx, o Napoleão seria o Stalin e assim por diante.
Tudo começa na Granja do Solar. O proprietário da Granja é o Sr. Jones. Essa é uma granja comum, onde os animais são explorados, porém na história de Orwell eles possuem consciência.
Em um dia qualquer, o porco Major reúne os animais para lhes falar de um sonho. Nesse sonho todos os animais são iguais, pois não há exploração humana. Ele fala de um mundo além da imaginação dos animais, mas diz que esse é um futuro inevitável.
Logo após esse discurso, o Major morre, mas a ideia plantada fica na mente de todos os animais. Então, uma sequência de fatos faz com que o impensável ocorra: Os animais se revoltam e tomam à força a Granja do solar, expulsando os humanos.
Um regime igualitário se inicia na Granja do Solar, que agora se chama Granja dos Bichos e os animais se veem livres da exploração humana pela primeira vez na vida. Isso faz com que eles sintam a necessidade de provar serem melhores que os humanos na administração da granja, então uma sucessão de regras começam a serem criadas. Desde os mandamentos básicos dos animais (como o bordão: "Quatro patas bom. Duas patas ruim.") até a divisão de alimentos e deveres de cada um deles.
Aparentemente tudo corria bem na Granja dos Bichos, mas o que era ruim, ficou ainda pior quando a ideia original de igualdade começa a ser deturpada e os primeiros princípios da Granja dos Bichos começam a ser manipulados a favor de outros animais.
O que você faria se vivesse em uma sociedade onde é proibido ter livros?
E o que você faria se todos os livros encontrados fossem incinerados? E os bombeiros fossem responsáveis por atear fogo em todos os livros?
Esse é o cenário do livro Fahrenheit 451.
Em uma sociedade alienada com um sistema totalitarista vive o bombeiro Montag. Seu trabalho é queimar livros. Montag vive com a esposa, Mildred, uma mulher que vive em função de entretenimento, com telas enormes e uma espécie de família virtual.
A vida do protagonista toma um rumo diferente quando ele conhece Clarisse McClellan, sua vizinha. Ela é diferente das outras pessoas, possui pensamento crítico sobre a vida e é livre.
Montag se torna uma espécie de admirador e passa a questionar seu estilo de vida, ele passa a ter pensamento crítico, começa a pensar...
Isso faz com que sua vida tome outro rumo e suas escolhas e prioridades mudam.
Nenhum comentário