Pérolas da minha surdez, Nuccia de Cicco


"Rótulos são problemáticos, exclusivos, classificadores e não ajudam em nada, a não ser a uma pequena parcela de profissionais e às estatísticas governamentais. Então, por que, raios, eu preciso me definir de qualquer jeito? Eu posso não escutar. Mas a surdez é social, não minha."

Sobre o livro
Música, buzina, despertador e então... silêncio. Como se acostumar a não ter som e precisar aprender a se comunicar novamente? As pessoas dizem verdadeiras pérolas sobre surdez, pois a maioria desconhece o assunto. Não compreendem o que é lidar com a ausência de um sentido tão importante, algo que sempre teve, sempre fez parte da sua vida, até o perder. E, então, ter de reinventar todas as suas verdades. Nesta obra, a autora narra experiências de sua vida após o diagnóstico de surdez total irreversível, buscando ampliar o (re)conhecimento sobre o tema na sociedade. São histórias singulares, divertidas e complicadas, sobre paixões, curiosidades, tecnologias, preconceito, aprendizado e, principalmente, luta e força de vontade. Um livro que trilha o caminho em direção dos que almejam encontrar respeito aceitação e voz.

Minhas impressões
Comecei esse livro sem saber muito o que esperar. Leio pouquíssimas autobiografias, dá para contar nos dedos de uma só mão as que já li, então, para mim, é um terreno desconhecido.
Lembro que comecei a leitura à noite, assim que minha mãe foi para a igreja, eram umas 19h. As horas passaram, minha mãe chegou da igreja, minhas irmãs chegaram da escola, todas foram dormir e eu continuei lendo. Eu não conseguia parar de ler. Cheguei na última linha por volta das duas horas da manhã, num misto de gratidão e questionamento.
Gratidão pela Nuccia, gente se pronuncia NUTCHIA, ceder um pouco da sua experiência de vida e questionamento pela maneira como eu não incluo surdos ou mudos no meu círculo social. Digo isso pois eu não sei libras e nunca cogitei a possibilidade de aprender. Em algumas postagens aqui no blog, principalmente playlist literárias, eu colocava o vídeo da música sem nem passar pela minha cabeça a possibilidade de eu ter leitores surdos, lembro que apenas uma vez coloquei as letras das músicas. Se, como parte de uma minoria, eu luto para ser incluída, então eu devo ser inclusiva também.
Bom, sobre a narrativa. O livro tem uma linguagem leve, descontraída e extremamente divertida. A Nuccia nos conta sua vida como se estivéssemos em um bate papo descontraído num barzinho, com cerveja e porção de batata frita. Eu dei altas gargalhadas, principalmente na parte do cachorro que fingia que latia para ganhar biscoitos. Hilário!!!
Além dos momentos de divertimento, tiveram os momentos de inspiração: Que mulher! Vamos sentar comigo no recreio? rs A autora nos passa lições de superação. Ela não perdeu a alegria de viver e lutou para não perder o que gostava de fazer, como a dança. Ela compartilhou conosco como foi para ela a descoberta de viver o silêncio no dia a dia e como, segundo ela, ainda está se adaptando. 
Na maioria dos meus dias, ser diferente é uma dádiva, uma maldição e uma batalha. Tudo junto e misturado.
Também pude entender um pouco mais, bem pouco/mínimo/quase nada, de como é estar no meio da avenida brasil, no horário de pico, com todos os carros buzinando e não ouvir nada. Eu nuca vou entender de fato, mas foi uma dádiva conhecer uma pouco de como foi, como está sendo e o que é ser surdo.

No mais indico a obra para TODOS! É uma autobiografia divertida e descontraída, com informações de utilidade social e rapidinha de ler.


Titulo: Pérolas da minha surdez | Autora: Nuccia de Cicco | Editora: wwlivros | Páginas: 122  | Gênero: biografia | Edição: 10,0 | Narrativa: 10,0 | Desenvolvimento: 10,0 | Trama: 10,0

NOTA: 10,0

Dê sua opinião

8 comentários:

  1. Fran!
    Você alegrou minha semana!!! O gênero biografia é um dos menos lidos no país, então ter pessoas que se interessem já é um marco. Acrescente o fato de ter sido uma leitura tão boa p você e estou emocionada, juro! Espero que cada lição tenha tocado seu coração mais do que sua mente. E que você possa repassá-las adiante! Muito obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu li o livro ( tem resenha no blog) e achei o livro maravilhoso, poderia ter sido escrito de uma maneira que fizesse você chorar de pena talvez, mas é um livro sobre superação de uma pessoa obstinada, inteligentíssima, divertida, linda de todas as formas.
    Parabéns pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu gosto bastante de autobiografias (mais do que de biografias). Acompanho a Nuccia pelo blog dela e achei muito bacana ela ter escrito um livro sobre sua experiência com a surdez. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  4. Oii!!


    Também não curto biografias, mas esse livro da Nuccia realmente parece perspicaz e nos faz enxergar o mundo através de outra perspectiva, compreendendo que precisamos sempre ter empatia e pensar no outro independente da situação que estamos. Parabéns pela leitura e principalmente por ter se comprometido a mudar posturas.... beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Li Pérolas da minha surdez, foi a primeira biografia que li e amei!!! A escrita da Nu é incrível, deu altas risadas, chorei...Já leu outras obras del? recomendo demais! Esse livro me trouxe enormes lições para minha vida, todos deveriam ler! Beijos!
    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Conheço a Nu do blog dela e fico feliz que você tenha se encantado e se emocionado com essa leitura. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Olá Fran!
    Ainda não li esse livro, mas sou louca para ler, porque a Nuccia é uma pessoa incrível. Fiquei contente por esse livro ter te mostrado outras coisas que você não imaginava e por você ter curtido tanto assim.
    Acho que essa obra está aqui para acrescentar muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Já conhecia o livro, tinha visto em alguns outros blogs. Não tive a chance de conhecer a autora e nem de ler o livro, mas tenho muito interesse. Vou tentar ler assim que surgir uma oportunidade. Desejo muitos sucessos a autora.

    ResponderExcluir

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.