Destaques

Resenha Orange is the new black, Piper Kerman

Sobre o livro
Orange is the new black é um livro autobiográfico escrito por Piper Kerman, onde ela relata os momentos que viveu em um presídio feminino por conta de seu envolvimento com o tráfico de drogas quando jovem.
Nessa autobiografia podemos conhecer Piper desde suas aventuras amorosas que determinaram sua ida para a prisão até seu amadurecimento como pessoa ao encarar questões sociais em uma ótica diferente.
Piper relata o seu dia a dia e as dificuldades encontradas pelo descaso e desumanização presentes nesse ambiente. Podemos  acompanhar o choque cultural sofrido pela protagonista e o quanto nossa visão do sistema carcerário é limitada.

Minhas Impressões
Eu conheci esse livro através da série original do Netflix, apesar de conhecer primeiro a série eu optei por ler o livro antes de assisti-la de fato. Por esse motivo não irei fazer comparações entre a série e o livro, posteriormente irei postar uma resenha somente da série (depois de ter assistido ao menos três temporadas).
Falando sobre livro... eu simplesmente amei essa leitura. O choque cultural da protagonista e suas percepções da vida carcerária foram sensacionais. Ela fez duras críticas ao sistema e mesmo sendo em outro país eu pude perceber que a desumanização é a mesma no Brasil, arrisco dizer que aqui seja pior. Durante a leitura eu me lembrei diversas vezes de trechos da música Diário de um detento dos Racionais, o que afirma as semelhanças entre esses sistemas carcerários.

Acredito que livros devam passar uma mensagem e a mensagem desse livro é um alerta e um grito de socorro. A autora me mostrou a grane ineficiência das prisões, pois o objetivo de uma detenção é a reabilitação de um cidadão e após ela a reintegração desse cidadão na sociedade. Infelizmente isso não ocorre. O governo gasta milhões para nos devolver cidadãos piores, mais marginalizados e sem perspectivas de vida, o que resulta em reincidência e mais violência. Piper nos mostra isso através das suas vivências, portanto se você quer conhecer um pouco mais do sistema carcerário na visão de uma presidiária leia esse livro, provavelmente não é o único que exista, portanto fique a vontade para ler esse ou outros. O importante é ler, pois é uma lição de humanidade.

Edição: 9,5 | Narrativa: 9,0 | Desenvolvimento: 9,0 | Trama: 9,5 

 NOTA: 9,2


Ficha técnica
Livro: Orange is the new black
Autora: Piper Kerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 304

9 comentários:

  1. Olá, a série é super famosa e eu ainda não assisti, mas pelos comentários que vi sobre ela eu fiquei com vontade de ler o livro, não sabia que era autobiográfico. Gostei muito das suas resenhas e de seus comentários sobre sua reflexão sobre o que é mostrado sobre o sistema carcerário na obra.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tenho muita vontade em assistir a série, te confesso que não sabia da existência do livro. Fiquei curiosa para ler, gostei bastante da sua resenha e das suas observações. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amo essa série porém o livro ainda não li, recomendo você a série é fantástica, irei anotar sua dica e ler o livro. Ótima resenha

    ResponderExcluir
  4. Já conhecia o livro e a série, mas para ser sincera não tenho nenhuma vontade de ler nem de assistir. Sistema carcerário é um tema que não chama nem um pouco a minha atenção, prefiro obras que se afastem mais da realidade, como as do gênero fantasia.

    ResponderExcluir
  5. Francin, eu já ouvi falar sobre a série, mas nunca assisti.
    Sabia que existia o livro, mas também nunca me interessei.
    Acho que o que você apreendeu dele foi bem válido.
    Não leria, pelo menos por agora, mas é uma boa indicação.

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Achei muito legal o fato da série ter um livro. O ponto de vista do autor com crítica social é ótima pra nos fazer pensar. Vou tentar ler antes de começar a série...
    bjs
    :)

    ResponderExcluir
  7. Olá acho interessante essa onda das séries ganharem suas versões literárias...ainda mais pra alguém como eu que não consigo acompanhas séries...kkkk

    Acho que estou com sorte e vou poder lê-las, kkk

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Eu assisti a série e amei. Acho que o livro deve ser mais interessante e mais emocionante (ainda não o li). Acredito por estar lendo as palavras da Pipere, e talvez, conseguir entender o que ela estava sentindo em cada momento, nos apresente uma outra cara.

    ResponderExcluir
  9. OIiii

    Eu ainda apenas conheço a série do Netflix embora já vi o livro em várias livrarias, tenho vontade de conferir, a história é bem legal e sempre prefiro os detalhes que os livros apresentam do que as adaptações que são geralmente modificadas e mais resumidas. Fica anotada a dica na minha listinha de leitura.

    Beijos

    resenhaatual.blogspot.com

    ResponderExcluir

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.