Destaques

Perdida, Carina Rissi


"- Contos de fadas podem se tornar realidade, Sofia. Basta que a princesa não lute contra a própria felicidade – falou com a voz intensa."

Sobre o livro
Sofia vive em uma metrópole e está acostumada com a modernidade e as facilidades que ela traz. Ela é independente e tem pavor à mera menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são aqueles que os livros proporcionam. Após comprar um celular novo, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século dezenove, sem ter ideia de como voltar para casa – ou se isso sequer é possível. Enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de retornar ao tempo presente, ela é acolhida pela família Clarke. Com a ajuda do prestativo – e lindo – Ian Clarke, Sofia embarca numa busca frenética e acaba encontrando pistas que talvez possam ajudá-la a resolver esse mistério e voltar para sua tão amada vida moderna. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos... Perdida é uma história apaixonante com um ritmo intenso, que vai fazer você devorar até a última página.

Minhas impressões
Perdida é o primeiro livro de uma série da autora brasileira Carina Rissi. Apesar da maior parte da trama se passar no século dezoito, eu não o considero um romance de época e mesmo tendo o conceito de viagem no tempo está longe de um livro de ficção científica, pois a viagem no tempo é apenas um pano de fundo, pouco explorado. Na minha concepção, Perdida é um romance.
De uns tempos para cá, eu me aventurei em romances de vários tipos, saí da minha zona de conforto e abri o coração para esses livros. Foi benéfico quebrar a barreira do preconceito, pois pude me divertir com muitas histórias, Perdida foi uma delas.
Temos nessa obra, uma mulher independente, viciada em tecnologia e que não acredita em fantasias românticas com o famoso felizes para sempre. Sofia encara a realidade como ela é e só dá asas a imaginação nos livros, a maioria do gênero romance de época, onde existem príncipes, cavalheiros, amores arrebatadores e finais felizes com bebês risonhos, ou seja, para Sofia, aventuras e histórias assim só são vividas na ficção, estão longe, mas muito longe de serem reais. Até que, sem explicação, ela se vê no século dezoito, tendo que lidar com regras e limitações femininas e um, suposto, "príncipe encantado" que faz seu coração bater mais forte.

Particularmente, eu me identifiquei muito com a Sofia das primeiras páginas do livro, pois se trata de uma personagem realista, independente e prática, além de fugir da sua realidade através das palavras escritas. Quando ela se viu o século dezoito eu dei altas gargalhadas com suas gafes e me incomodei com as regras impostas para ela apenas por ser mulher, mas essa era a realidade cultural da época, paciência. No lugar dela eu iria querer fugir daquele local, tendo um amor verdadeiro ou não! Mas... no fundo, Sofia era uma romântica incorrigível e foi preciso que mostrassem isso para ela pouco a pouco.
Quanto ao protagonista... Gente, que homem! Ian é honrado, compreensivo e abnegado. Ele é muito a frente do seu tempo e coloca seus sentimentos e felicidade acima de qualquer preconceito, o que muitas pessoas do nosso século não faz. Carina Rissi fugiu do esteriótipo libertino que é figurinha carimbada nos romances de época.
Outro ponto positivo da obra, é a relação dos protagonistas. A atração que eles sentem um pelo outro é avassaladora, porém é descrita de maneira tão doce que vemos como um ato de amor e não apenas de desejo incontrolável.
Até aqui tudo está lindo, mas nem tudo são flores. Eu não gostei da forma como a protagonista utilizava gírias em cada frase, soou forçado. Existem algumas gírias que utilizamos com frequência dependendo da região em que moramos, como o "né" ou o "meu", mas não utilizamos gírias a todo o momento, pelo menos eu não vejo isso no meu círculo social.
No mais, Perdida cumpriu seu papel quanto a sua proposta. É um romance leve, descontraído e doce. Se você gosta de romances irá se apaixonar por esse livro.

Titulo: Perdida | Autora: Carina Rissi | Editora: Verus | Páginas: 364 | Gênero: Romance | Edição: 9,0 | Narrativa: 8,0 | Desenvolvimento: 8,0 | Trama: 8,0
NOTA: 8,2

6 comentários:

  1. Oi querida!
    Eu ainda não li Perdida, porque achei que era um livro muito massante... acho que me enganei um pouco, após ler a sua resenha e saber um pouco mais sobre os personagens.
    Eu não curto muito personagens que falam com gírias, pois deixa o livro muito típico/popular, acho que deve ser um defeito meu.
    Eu adorei a sua resenha, foi bem complexa e explicativa. Estava precisando ler uma resenha desse livro, para pegar Perdida da estante e começar a ler.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem??

    Como eu amo essa série. Virei fã da Carina depois que li esse livro; ele é um dos meus preferidos. Di muitas risadas com. Sofia e me apaixonei pela Ian. Agora estou querendo ler o quinto livro.

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Eu vejo esse livro e imediatamente me lembro do sabugo e das folhas de alface! Como eu ri lendo esse livro! É incrível a maneira como a autora desenvolveu o romance (impossível não suspirar, né?) e ainda colocou uma boa dose de bom humor na história! Sobre as gírias, no começo eu até gostei, mas aí um pouco depois ficou um pouco chato, porque ela via que o pessoal não entendia, né?
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo fala tão bem desse livro que eu tenho até medo de não gostar kkkkk.
    Mas dizem que o estilo da autora é legal, né?
    Então deve ser meio impossível eu não gostar.
    Já conhecia o livro pela capa, mas sua resenha deu uma animada curiosidade rs.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu amo os livros da Carina Rissi, mas acredita que ainda não comecei a serie Perdida??? Não sei se é porque quero começar quando ela escrever todos, ou porque tenho preguiça por uma série tão longa, mas quero ler sim!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Francine, como está?
    Já tem uns três anos que ouço falar nessa série de livros da Carina Rissi, mas nunca parei para ler. Se bem que me chama mais atenção pelo mistério de como exatamente ela viajou no tempo, o que aparentemente não foi explicado ainda, ou foi, mas não vi porque seria spoiler ou talvez essa "trama" seja só uma desculpa para criar o romance entre dois personagens tão diferentes.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.