Destaques

Resenha O Nome do Vento, Patrick Rothfuss


"A música é uma amante orgulhosa e temperamental. Recebendo o tempo e a atenção que merece, ela é sua. Desdenhada, chega o dia em que você a chama e ela não responde. Por isso comecei a dormir menos, para lhe dar o tempo de que ela precisava."

Sobre o livro
Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso.
Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.
Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. 
Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. 
Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.

Minhas impressões
Antes de cogitar ler esse livro eu já ouvia falar dele. A maioria dos blogs que eu sigo faziam resenhas maravilhados, os booktubers falavam e falavam do quanto Patrick Rothfuss era brilhante, até o Martin disse que ele era bom. Então, eu tive que me render e colocá-lo na minha meta de leitura de 2017. Apesar dele estar ali, na minha meta de leitura, piscando e pedindo para ser lido, eu demorei meses para tirá-lo da estante. Um grande erro, pois ao ler as primeiras páginas me apaixonei e não pude largá-lo até o ponto final.
O nome do vento é o tipo de fantasia que te prende do início ao fim, pois temos a jornada do herói para nos instigar. Diferente de outras sagas do herói, neste, sabemos o desfecho, pois além da narrativa ser baseada nas memórias do protagonista, no título da saga sabemos que ele será o matador do rei. Por esse motivo, a trama se sustenta na saga do herói e não no provável destino do herói.
A trama é cheia de reviravoltas e situações de tirar o fôlego, acompanhamos o protagonista desde a infância com a família até seu ingresso na universidade para ser arcanista. Mas, de um ponto a outro tem um mundo de sofrimentos para atravessar.
Essa obra despertou em mim diversas emoções: indignação, empatia, raiva, triunfo, perplexidade... Enfim, eu sorri, vibrei, amei e sofri com o protagonista, ou seja, o autor soube me inserir na obra de maneira muito profunda.
Outro ponto positivo, é a escrita do autor. Ela é fluida, sedutora e intensa. Fiquei encantada, primeiro porque gosto de muito descrição, segundo porque amo a poesia dentro do romance: Li como se assistisse um pintor criar uma obra de arte pincelada por pincelada... foi fascinante. Além disso, preciso destacar a complexidade do mundo criado. Existem tantas nuances que em um só livro eu não pude captar todas elas. Por esse motivo, estou ansiosa para ler O temor do sábio, a continuação de O nome do vento. 
No mais, eu me rendi à obra e me tornei fã do autor. Indico o livro para aqueles leitores que amam fantasia, pois essa, é uma daquelas de leitura obrigatória.

Titulo: O nome do vento | Autor: Patrick Rothfuss | Editora: Arqueiro | Páginas: 656 | Gênero: Fantasia | Edição: 9,0 | Narrativa: 10,0 | Desenvolvimento: 9,0 | Trama: 9,0
NOTA: 9,2

Nenhum comentário

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.