Destaques

Resenha O iluminado, Stephen King

Foto: Blog Jéssica Flores
SOBRE O LIVRO
Em O Iluminado, Stephen King conta a história de Danny Torrance, um menino em tudo extraordinário, capaz de ouvir pensamentos, transportar-se no tempo e olhar o passado e o futuro. Danny - para o bem ou para o mal? - é um iluminado.
Quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se de vez das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook, antigo palco de festas sofisticadas, noitadas de sexo e bebida, grandes negócios e paixões avassaladoras, é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. Algo resiste nos longos corredores sombrios do hotel: algo terrivelmente poderoso e assustadoramente mau.
A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e a ânsia assassina de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Tudo isso está presente em O Iluminado, em uma guerra sem testemunhas onde só vencerá o mais forte.

MINHAS IMPRESSÕES
Eu enrolei muito para ler esse livro, apesar das inúmeras indicações e apesar de eu ter amado todos o livros que li do autor. Eu simplesmente deixava para depois e para depois... Então, coloquei a obra na minha meta de leitura de 2017. Como sempre, posterguei a leitura. Mas, em novembro tomei vergonha na cara e tirei O iluminado da estante! Foi a melhor coisa que fiz.
Uma das coisas que mais me agradou na obra foi a exploração da crescente loucura humana. Eu lia o desenrolar dos fatos com uma apreensão torturante. Stephen King conseguiu me apresentar um suspense excepcional.
Esse livro cresce conforme a obra, por esse motivo o leitor sente a apreensão dos personagens conforme o tempo vai passando e as possibilidades de escape vão se extinguindo. Fiquei apreensiva durante boa parte da narrativa e desesperada com "os finalmentes". Se eu fosse classificar a obra, diria que se trata de um suspense e não de uma obra pura de terror, pois a apreensão até a culminação do ato final é o que sustenta a obra. Mais uma vez Stephen King me conquistou. Amei a leitura e pretendo reler em breve.
Percebi que cada livro do Stephen King tem sua essência, diferente de muitos autores que utilizam a "mesma receita" em todas as suas obras. Ler Sob a redoma foi um experiência totalmente diferente de ler Carrie, A Estranha, mais diferente ainda de ler O iluminado. Atualmente, estou lendo Misery, e incrivelmente o autor me surpreendeu com a sua capacidade de inovar e criar universos e forma de escrita únicas.
Se eu indico a obra? É claro!

Título: O iluminado | Autor: Stephen King | Páginas: 464 | Editora: Suma de letras | Gênero: Suspense/Terror

Nenhum comentário

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.