Destaques

Lendo Poe | O poço e o pêndulo, Edgar Allan Poe


“[…] as figuras dos juízes desapareceram diante de meus olhos como mágica; as altas velas reduziram-se a nada, extinguindo suas chamas por completo, e sobreveio o negrume da escuridão; todas as sensações pareciam tragadas em uma louca descida da alma para o reino de Hades.”

SOBRE O LIVRO
Tem um poço sem fundo abaixo de mim. Acima, há um pêndulo com a ponta afiada como uma lâmina. Demônios horrendos decoram as paredes de metal. Minhas únicas companhias são ratos com olhos grandes e redondos e o eco da minha voz aterrorizada. Acho que estou enlouquecendo. O pêndulo está descendo? O poço está ficando mais largo? Os demônios estão começando a sorrir...?
Preso pela Inquisição, o personagem desta história não sabia qual seria o seu fim. Só possuía uma certeza...não escaparia. Para quem gosta de suspense, este livro é a leitura ideal, pois o narrador nos faz sentir parte da história. E o desfecho inimaginável ocorre no último minuto.

MINHAS IMPRESSÕES
O poço e o pêndulo é um conto angustiante, agonizante e cruel. Poe soube, mais uma vez, cutucar minhas emoções. Somos introduzidos no ambiente do conto pelo protagonista, que acaba de ser condenado à morte por um crime hediondo, que não é revelado na narrativa. Nesse aspecto percebemos o quanto o autor é cirúrgico em suas narrativas, pois o motivo da punição do personagem não é relevante, ouso dizer até que arruinaria nossa imersão na história, pois não desenvolveríamos empatia e nem nos veríamos na pele do narrador. Dessa forma seria impossível captar a essência do conto, que não é o de apenas contar uma história, mas de fazer com que sintamos ela, nos seus mais bizarros detalhes.
Toda a narrativa é recheada de apreensão, suspense e terror. A perspectiva do horror, faz com que o horror seja ampliado mil vezes e o pavor toma conta. Eu não tenho palavras e muito menos a maestria do Poe para ao menos simplificar para vocês o que foi viver esse conto, posso apenas dizer que foi uma experiência intensa e aconselhar que leiam, o quanto antes, O poço e o pêndulo.
“Era a esperança que estremecia meus nervos – que fazia o corpo inteiro encolher. Era a esperança – a esperança que triunfa em meio ao sofrimento – que sussurra nos ouvidos dos condenados à morte, até mesmo nas masmorras da Inquisição.”
Título: O poço e o pêndulo | Autor: Edgar Allan Poe | Editora: Tordesilhas | Gênero: Horror/Terror

Nenhum comentário

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.