Destaques

Na minha pele, Lázaro Ramos


"Seu lugar é aquele onde você sonha estar."

SOBRE O LIVRO
Movido pelo desejo de viver num mundo em que a pluralidade cultural, racial, étnica e social seja vista como um valor positivo, e não uma ameaça, Lázaro Ramos divide com o leitor suas reflexões sobre temas como ações afirmativas, gênero, família, empoderamento, afetividade e discriminação. 
Ainda que não seja uma biografia, em Na minha pele Lázaro compartilha episódios íntimos de sua vida e também suas dúvidas, descobertas e conquistas. Ao rejeitar qualquer tipo de segregação ou radicalismos, Lázaro nos fala da importância do diálogo. Não se pode abraçar a diferença pela diferença, mas lutar pela sua aceitação num mundo ainda tão cheio de preconceitos. 
Um livro sincero e revelador, que propõe uma mudança de conduta e nos convoca a ser mais vigilantes e atentos ao outro.

MINHAS IMPRESSÕES
Li Na minha pele em menos de dois dias. Fiquei surpreendida pelo o tanto que gostei da leitura, pois eu costumava gritar aos quatro ventos que detestava as 'não ficções', pois bem, o cuspe caiu na testa!
Na minha pele não se trata de uma autobiografia, como o autor diz logo no começo do livro, mas da visão de mundo do autor através das suas experiências. Eu, como mulher negra, me vi representada em diversas situações que o Lázaro descreveu. Uma delas é quando fazem perguntas para ele do tipo: "Como é ser um ator negro?" e ele se sente incomodado, pois não fariam o mesmo tipo de pergunta para um ator branco, imagina perguntarem: "Como é ser um ator branco?". É, claro, que com a lucidez do Lázaro ele diz que entende a pergunta, mas em um mundo sem preconceitos não deveriam existir esses tipos de questionamentos. Pois, o Lázaro é ator e ponto, ser negro não deveria ser questão, mas é.
Nesse livro o Lázaro fala de tudo com muita propriedade e uma humildade sem igual. Ele discorre sobre a representatividade negra e o colorismo e arrisca até em citar o feminismo negro, claro que com sua lucidez ele respeita o lugar de fala ao citar sua esposa, dizendo que não pode descrever sua luta diária como se fosse ela, apenas diz o que vê a esposa fazendo, descreve sua visão de companheiro. Ele é ou não é um fofo?
Enfim, ao terminar a leitura desse livro eu só conseguia pensar em uma coisa: As pessoas precisam fazer a leitura dessa obra, não para mudar seu ponto de vista sobre determinados assuntos, mas para ter uma visão holística (fora da caixinha) dessas questões através dos olhos de outra pele.
Então, a obra está mais do que indicada.

Título: Na minha pele | Autor: Lázaro Ramos | Editora: Objetiva | Gênero: Não ficção| Páginas: 152

Nenhum comentário

Litera Cult | Blog Literário © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.